Tipos de cabos para sistema CFTV

 

Na hora de realizar uma instalação, a estrutura local escolhido para instalar sua câmera de segurança influenciará no tipo de cabeamento. Um sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) pode ser estruturado utilizando cabos do tipo coaxial ou UTP (par trançado).

 

Cabo coaxial

É o modelo mais utilizado em CFTV, ele transporta um sinal de vídeo de câmera por vez. Existem vários tipos de cabo coaxial, diferenciando-se na quantidade de malha.

A malha serve para garantir o aterramento do sinal de vídeo da câmera e também o nível de blindagem do cabo contra interferências externas.

Cabos coaxiais variam em seus diâmetros, sendo os de 4mm e 6mm os mais comuns. Comercialmente, eles são conhecidos como “cabo de RF flexível 4mm” e “cabo RG-59”.

Outra possibilidade é utilizar o coaxial com bipolar, capaz de transmitir além do sinal de vídeo da câmera, o sinal de alimentação proveniente de uma fonte. Dessa forma, o cabo é utilizado como meio para se transportar a alimentação da câmera a uma distância maior.

 

Cabo UTP

 Mais conhecido como par trançado, o cabo UTP está substituindo os cabos coaxiais em algumas instalações de CFTV, atualmente.  Isso acontece, pois o UTP permite a utilização de mais de uma câmera por cabo, o que otimiza os custos de instalação e também deixa o sistema preparado para uma futura substituição das câmeras analógicas pelas de tecnologia IP.

Para utilizar o cabo UTP com câmeras analógicos, é necessário o uso de conversores de vídeo (conhecidos como balun de vídeo).

O balun de vídeo equaliza o sinal de vídeo entre a câmera e o cabo UTP para que o nível de sinal se mantenha sem se perder. Ele deve ser utilizado em ambas extremidades do cabo, tanto na câmera, quanto no gravador.

O cabo UTP permite transportar até quatro câmeras por cabo, além disso, por ser um cabo balanceado, possui uma excelente blindagem contra ruídos.

 

Além do cabeamento, é preciso especificar os conectores e fontes que serão utilizado no seu CFTV.

 

Para saber mais, baixe nosso ebook ‘Tipos de Cabos, Conectores e Fontes’

 

 

Deixe uma resposta